Proteção de sistemas telefônicos usando centelhadores a gás

          Atualmente, com a expansão do uso de computadores e do acesso a Internet, mais e mais pessoas adquirem e instalam computadores em suas residências. Um recomendação básica, encontrada na maioria dos manuais de aparelhos eletrônicos e a instalação e utilização de um aterramento adequado. O aterramento não só protege equipamentos eletro-eletrônicos como tambem salva a vida de pessoas. Durante tempestades nao é raro que descargas elétricas nas proximidades induzam elevadas ddp´s (diferenças de potencial) em cabos telefônicos e antenas, que podem danificar  aparelhos telefonicos, faxes, modems, televisores. Não raro pessoas recebem choques elétricos ao falarem ao telefone em dias de tempestade. Isso não é causado pela rede eletrica e sim pela facilidade oferecida pela linha telefonica ou cabo de antena de descarregar a estática gerada por uma descarga elétrica nas proximidades. Para evitar esses problemas, ou pelo menos minimizar sua incidencia, deve-se seguir cuidados básicos:

  1. Em primeiro lugar construir um aterramento adequado com auxilio de profissional capacitado. O aterramento deve levar em conta a resistividade do solo e outros fatores. Não é simplesmente enterrar uma barra cobreada no solo. Sua eficiencia tem que ser mensurada com equipamentos proprios. Um aterramento mal feito é perigoso, pois traz uma falsa impressão de segurança.
  2. Aterre todos os equipamentos segundo a orientação do fabricante. Computadores normalmente já são fornecidos com tomadas de 3 pinos - o aterramento é importante na lógica interna do computador e para sua proteção. Um computador sem aterramento está mais sujeito a defeitos e a problemas aleatórios, pois a polarização inadequada da tomada e a falta de um referencial zero confiavel podem trazer erros e travamentos inesperados. O computador deve estar ligado a um estabilizador de marca confiavel, devidamente aterrado (na tomada de 3 pinos o pino inferior é ligado ao terra - isso aterra o estabilizador).
  3. A malha externa do cabo coaxial usado em TV a cabo, TV de assinatura por satelite e até em cabos de rede local deve ser aterrada. Esse aterramento fornece um referencial zero confiável, ajuda a proteger o cabo contra interferências de todos os tipos (sinal de rádio, espúrios elétricos, etc...) e ajuda a proteger contra a queima de aparelhos ligados a ele. Há proteções específicas para cabos coaxiais, dependendo de sua aplicação e impedância, que são usadas quando o aterramento do cabo não é suficiente para proteger os aparelhos ligados a ele (principalemente em casos de redes locais onde o cabo coaxial fica muito exposto, por exemplo, interligando predios - em casos extremos é preferivel optar por uma conexão em fibra-ótica, que apesar de apresentar um custo um pouco mais alto de instalação, é imune a interferencias.

          A seguir apresento uma solução de baixo custo, utilizada por diversas Teles, para a proteção de linhas telefônicas. Ela ajuda a evitar a queima de modems, muito comum em dias de tempestade. Esse fato se dá pela rede telefônica ser aérea e exposta. Qualquer fio esticado funciona como uma antena - e a queda de raios nas proximidades, devido as altas tensões envolvidas, acaba por induzir uma corrente elétrica elevada no cabo telefônico, danificando o modem. Em tempestades é aconselhavel que se evite o uso do modem e até mesmo do computador devido as flutuações que ocorrem na rede elétrica e dos riscos de indução na rede telefônica. A solução apresentada a seguir nao é infalivel. Eu a uso regularmente e tenho obtido bons resultados ao longo dos anos.

        Use as recomendações a seguir por sua conta e risco ! Não me responsabilize se ela nao funcionar para você. Uma proteção mal feita pode ser mais perigosa do que nenhuma proteção.

        O material que relaciono a seguir é de baixo custo e pode ser comprado em qualquer loja especializada em produtos para telefônia. No final desta lista o endereço de empresas que comercializam os produtos.

        O que é necessário:

  1. Aterramento adequado já instalado.
  2. Bloco de proteção BLI
  3. Centelhador a gás 2X (protege contra sobretenção e sobrecorrente)
  4. ferramenta adequada para ligar a linha telefônica ao bloco BLI.

        O custo total dos itens 2, 3 e 4 é de cerca de R$20,00.

        Fotos:

foto1.jpg (12827 bytes)
acima: bloco BLI para duas linhas telefônicas
space.gif (853 bytes)
foto2.jpg (11812 bytes)
acima: vista de topo do bloco BLI
space.gif (853 bytes)
foto3.jpg (77029 bytes)
acima: vista da parte de trás do bloco BLI
space.gif (853 bytes)
foto4.jpg (24286 bytes)
acima: indicação de onde se liga a linha que vai para os aparelhos (protegida)
O bloco acima permite proteger duas linhas independentes (1 e 2).
space.gif (853 bytes)
foto5.jpg (22544 bytes)
acima: indicação de onde se liga a linha de entrada (a proteger)
space.gif (853 bytes)
foto7.jpg (75407 bytes)
acima: um centelhador a gás
space.gif (853 bytes)
foto8.jpg (22654 bytes)
acima: o centelhador a gás instalado no bloco.
Observe que o centelhador fica entre a linha de entrada e saída. Se ele se danificar ou
for removido, a linha ficará interrompida. Sempre tenha um de reserva.
space.gif (853 bytes)
foto9.jpg (19789 bytes)
acima: vista lateral do bloco com o centelhador instalado.
space.gif (853 bytes)
foto10.jpg (18699 bytes)
Acima: indicação de onde se deve ligar o aterramento.
Aperte firmemente o parafuso que fixa o fio terra.

            Esse material pode ser comprado em QUALQUER loja que venda produtos para telefônia. No Rio de Janeiro conheço a DIMAFON - telefone: (0xx21) 253-9439, que fica na Rua Camerino 34/36 - Gamboa.

            Duvidas, comentários, sugestões, por favor envie para helio@compuland.com.br

            Este documento pode ser copiado em todo ou em parte desde que sejam dados os devidos créditos.

            Fotos e texto: Helio Coelho Jr. (helio@compuland.com.br) - Camera: Nikon Coolpix 990.

hcj_html/8/3/2001