A Flor de Lotus






        Todos aqueles que algum dia buscaram o caminho espiritual, voltado para a linha oriental, se depararam com o símbolo da Flor de Lotus. Entretanto poucos se aprofundaram na busca da compreensão deste símbolo espiritual.
        Bastaria apenas a sua indiscutível beleza, sua leveza, sua perfeição de formas e de  combinação de cores, para justificar a admiração dos orientais sobre esta flor ?   A resposta é  Não !!
De forma alguma. Os valores que motivam a espiritualidade e o povo oriental, são significativamente diversos daqueles que motivam nosso povo.
        Os orientais à muito tempo, descobriram que a vida humana está totalmente interligada e comandada pela espiritualidade e não ao contrario, como é o nosso modo de pensar.
        A nossa visão de espiritualidade, está diretamente vinculada com a vida do dia a dia. Isto é, quando a vida está bem ninguém se mexe, entretanto quando os problemas aparecem, é que nós corremos em busca de ajuda espiritual, apenas para resolver aquilo que nós não conseguimos. E assim que as coisas voltam ao normal, nós retornamos a nos comportar como fazíamos anteriormente.
        No oriente a educação espiritual começa desde cedo, levando a criança a perceber que o comando da vida está no espirito e não na matéria e que a vida na terra deve ser usada para o nosso aprimoramento com ser humano, procurando transformar os nossos defeitos e limitações.
        E e´ por isto que os orientais admiram tanto a Flor de Lotus. Porque esta planta nasce normalmente no fundo dos lagos lodosos e sujos, mas quando atinge a superfície do lago, se estabiliza dando depois a flor, que apesar do ambiente em que vive, é pura e límpida como tivesse sido gerada em uma incubadora esterilizada, sendo um ótimo exemplo para todos nós.
        Pois desta mesma forma deve se comportar o ser humano, não importando de onde viemos e aonde estamos, mas todos nós temos a possibilidade de fazer florir dentro de nós, a nossa Flor de Lotus interior, que é a nossa Centelha Divina, que pode e deve desabrochar, trazendo para fora os nossos verdadeiros valores morais, as nossa verdadeiras ligações espirituais com o divino. E desta forma não só atingirmos um nível melhor de evolução para o nosso espirito, como ainda, através da beleza e da pureza do nosso exemplo, contagiarmos positivamente aqueles que estão à nossa volta.
        O verdadeiro simbolismo da Flor de Lotus, é o de demonstrar na prática, a possibilidade de transformarmos as nossas mazelas o nosso lado negativo, em algo puro e belo, como a maravilhosa Flor de Lotus, faz diariamente, silenciosamente e com toda a tranqüilidade.
 
 

 Voltar